quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Incursão em assuntos mais relevantes...

Ser, ou melhor, estar comandante de uma empresa seja ela pequena, média ou grande, de fundo de quintal ou uma grande multinacional, requer de seu gestor, além da busca constante de resultados, diga-se, lucros e dividendos, que após passar seu ciclo administrativo, que fique um legado para os próximos gestores, que não seja somente o lucro, pois esse é uma obrigação contratual. Isto é, torna-se obrigatório dar superávit, caso contrário é despedido por incompetência, portanto, me refiro a algo mais que isso, como deixar sua marca, tipo, melhor funcionabilidade de setores, programas específicos de controle de qualidade, parceiros competitivos, abertura de capital na bolsa, etc, etc... Acredito que é isto a herança mais importante a ficar como legado de um bom administrador, que após alguns anos fora da empresa ainda possam falar que determinado conceito ou determinada obra foi durante a gestão do administrador fulano de tal e que ela continua até os tempos atuais permitindo lucros, funcionabilidade e melhoria de gestão. Para mim isto está acima de tudo, além de fazer bem ao ego de seu autor.
Bem, toda esta introdução foi feita para que pudesse questionar sobre um assunto muito importante, que é a(s) administração(ões) do Presidente da República, Sr. Luis Inácio Lula da Silva. Temos acompanhado na imprensa que os índices de popularidade dele estão em números até hoje inatingíveis por outros administradores, não só na presidência, como em qualquer outro segmento produtivo desse país, poderia até me atrever a dizer internacionalmente, não se encontra índices iguais. Hoje nosso presidente é reconhecidamente um dos mais populares do planeta, líder inconteste em qualquer pesquisa não tem nenhuma dúvida sobre isso. Mas, voltando ao assunto inicial, o que não consigo entender, até gostaria que me explicassem o porquê dessa popularidade toda. Como pode chegar a posição de líder mundial? Se analisarmos friamente seus feitos, onde chegamos? Por mais que procure não consigo encontrar nenhum feito de relevância. Particularmente acredito que o maior feito do Lula foi “não ter feito nada”, isto é, o grande lance dele foi não ter interferido em nada que os gestores anteriores a ele deixaram de legado, e isto, para mim já foi um legado dos mais importantes. Vamos retroceder um pouco na história, ele recebeu um país estável economicamente, com uma produção agrícola forte e crescente, uma indústria mais ou menos equipada e competitiva, uma moeda estável, uma arrecadação muito grande, um banco central independente, uma farta distribuição de esmolas sociais, etc, etc. O que fez então nosso presidente? Por favor me ajudem, pois não consigo enxergar. Agora, em contrapartida, sei várias coisas que ele poderia ter feito e não fez, querem alguns exemplos? Um presidente que foi eleito por aproximadamente 100% da massa trabalhadora deste país, teve em suas mãos a oportunidade, que talvez nenhum outro presidente vá ter, por suas origens sindicais poderia ter feito uma ampla reforma trabalhista, que possibilitasse às empresas a contratarem mais funcionários, sem serem penalizadas com pesadas contribuições sociais, com certeza teríamos uma enorme onda de contratações neste país, tirando milhares de trabalhadores da marginalidade. Querem outro exemplo? Nosso popular presidente poderia ter feito uma nova legislação tributária, que pudesse desonerar um pouco as empresas, empresários, comércio, etc, dessa quantidade de impostos e sobre impostos, que só servem para atracar o desenvolvimento do país. Diminuindo os impostos teríamos um aumento significativo da receita, isto não sou eu que estou dizendo, são as pesquisas feitas pelas maiores cabeças deste país. Teria mais alguns exemplos para dar, mas vou ficar por aqui, pois me estenderia muito. Mas, em contrapartida, queria dizer o seguinte, muitos vão dizer: Ah, “ele” está desviando parte do rio São Francisco e vai possibilitar que milhões de agricultores tenham acesso a produção; outros vão me dizer que ele aumentou em muitos milhões as esmolas sociais; outros me dirão que ele aumentou em muitos milhões a arrecadação de tributos (em cima de aumento de impostos); outros me dirão que ele contratou quase uma população de um país médio europeu em funcionários públicos; outros me dirão alguma outra coisa, que agora não está me vindo na memória, deve ter alguma coisa, não lembro no momento. Aí eu faço a tréplica, se fez alguma coisa de boa, não sei qual, “não fez mais do que a obrigação dele”, pois ele é o gestor do país. Afinal, não foi por isso que o elegeram? Temos sim de cobrar dele o que poderia ter feito e não fez e, diga-se de passagem, não foi demitido por isso. Teria muito assunto sobre este tema, mas fico por aqui, sempre lembrando que daqui a anos quando falarmos sobre este presidente e seus legados, com certeza chegaremos a termo comum, seu maior legado foi “não ter feito e nem desfeito nada”, talvez seu grande mérito foi ter achado uma fórmula de marketing que até agora nenhum mortal conseguiu, nisso eu acredito... Tomara que o próximo presidente seja melhor... Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário