quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O "Nego Mario" e eu...

A tempos que não vejo o Nego Mario, nem imagino por quais estradas andarilha nestes dias. Só a certeza de que deve estar com a brisa a lhe acariciar o rosto, os caminhos sem obstáculos, nenhuma angustia ou dúvidas a lhe apoquentar, as árvores como abrigo e os açudes para aplacar a sede e o calor dos dias quentes, e a certeza de “viver” cada dia como se fosse único, sem os projetos e planos de alcançar muitas vezes o inalcançável.
Questiono sua vida e a minha, e quanta diferença nos separam, eu posso sair daqui agora, viajar até uma praia, ficar uma semana, bom hotel, comer churrasco, cervejas bem geladas, ir ao cinema e teatro, me divertir muito, “ele” não pode, não tem dinheiro, acho que até documentos não porta. Com certeza nesta semana serei um cara muito feliz, os dias passarão tão rápidos que nem vou notar tal as opções de lazer que terei. Vou acordar tarde, pois a festa da noite anterior se prolongou até tarde, com muita risada, diversão e tranqüilidade. O Nego Mario, não pode fazer isso, pois não tem dinheiro (acredito que nem vontade), terá de seguir sua caminhada todo dia, com os pássaros e o vento a lhe fornecer a música; o passar de um veado nervoso fugindo de sua presa, o homem, como entretenimento; o juntar de latas de refrigerante ou cerveja na beira da estrada (aquelas mesmas que estarei tomando na praia), com intenção de vender na vila próxima e custear um bom lanche no dia, e com isso,nos ajudando a limpar nosso lixo de cada dia que jogamos pela janela do carro a caminho da nossa semana na praia.
Acontece que neste questionamento entre minha vida e do Nego Mario, existe o pós praia, retorno para o batente, pagar as contas, os impostos, alimentação, gasolina, luz, IPTU, médico, e os “projetos e planos” para que tudo neste ano dê certo e possa no final do ano curtir mais uma semana de “tranqüilidade e lazer” na praia.
E o negão? Neste ano todo continuará caminhando pelas mesmas e outras estradas diferentes, sempre com a natureza como palco, os animais a lhe acompanhar e sem a necessidade de fazer seus “projetos e planos” para ir “a praia” no final do ano. Liberdade plena, conhecedor de nossas mazelas (poluição) na sua natureza, poeta e romântico do dia-a-dia, e muita coisa a nos ensinar.
Como é complicada esta vida hein? Quem vive melhor?
Sabe de uma coisa, vou parar por aqui e sair para o trabalho, pois o “Nego Mario” já tá com a vida ganha e eu tenho que correr atrás ainda.
Um grande ano a todos, e até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário