sábado, 12 de dezembro de 2009

O difícil é cultiva-lo como se deve...

Final do ano chegando, filhos próximos, família reunida, barulhos, risadas, comunhão e principalmente, fazer o balanço do ano que passou. Foi produtivo? Valeu a apena? Deixei minha marca? Fui feliz? Cresci?
São muitos os questionamentos, mais ainda as possibilidades de respostas, ou desculpas por achar que passamos em branco este ciclo. Acredito que cada ciclo, ou ano como queiram, é o tempo que devemos estipular para nós mesmos para cuidar de nosso jardim interior. Podemos plantar algumas coisas nutritivas e regá-las o suficiente para produzirem coisas boas, alegres, tranqüilas, construtivas, enfim, coisas que nos dêem prazer ao chegar nesta época de balanço e nos enchermos de orgulho e alegria, acreditando que foi um balanço positivo, valendo a pena investir mais em alguns detalhes para melhorar os resultados para o próximo ciclo.
Podemos de repente encontrar no balanço um início construtivo do nosso jardim, mas que por alguma intempérie no início ou no meio do caminho, nos fez abandoná-lo, não regá-lo mais, não retirarmos os inços, e ficarmos somente criticando no restante do ciclo a(s) fonte(s) que me levaram a abandoná-lo completamente.
Outra situação seria não fazer o balanço, pois nada foi plantado neste ciclo por acreditar que no último que passou, plantei, reguei, retirei todos os inços e no final não obtive nenhum mérito por isso. Por que cuidar do jardim se não fui reconhecido quando, em minha opinião, ele estava lindo e produtivo?
Como certeza existirá também muitos balanços de pessoas que plantaram, regaram, retiraram todos os inços várias vezes neste ciclo, mas sempre algum tipo de intempérie aparecia para estragá-lo. Mas não se deram por vencidos, voltaram a fazer tudo novamente acreditando que o mais importante é chegar ao final do ciclo com alguma coisa produzida no seu(s) jardim(s).
Não cabe aqui apoiar ou condenar os jardins dos outros, até por que são particulares, interiores, não os conhecemos, assim como a ninguém interessa nosso jardim. Cada jardim só diz respeito a seu proprietário, mas, me atrevo somente a dizer que independente do resultado do balanço encontrado, o importante é que façamo-lo no final de cada ciclo. Já de alguns anos faço o meu, nem lembro quando comecei esses balancetes, mas lembro que depois do primeiro não parei mais de fazê-los, só cresci com isso, me senti mais responsável comigo mesmo, me dei mais importância, me fez acreditar que plantando certo, regando na hora certa e principalmente retirando todos os inços do meu jardim, posso chegar ao final do meu ciclo e concluir que melhorei um pouquinho mais em relação ao ciclo passado. Ao voltar as atenções para dentro de mim, me fazendo uma crítica construtiva (sempre), me torno mais forte e feliz para iniciar um novo ciclo que se aproxima.
Aqui somente uma observação a quem interessar, o próximo ciclo de plantio só inicia lá pelo dia 3 ou 4 do próximo ano, pois antes, entre o Natal e Ano Novo, a lua não é boa para início de plantio, ela somente é boa para reunião de família, risadas, filhos presentes, comunhão, champanhe e comida gostosa. Um grande beijão a todos. Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário