domingo, 12 de dezembro de 2010

DOMINGO... Que dia maravilhoso!!!

Quando estou na cidade o domingo cedo é maravilhoso. Acordar “temprano”, antes de escovar os dentes a chaleira já vai ao fogo e a erva para dentro da cuia. Dentes escovados, “joelhos esvaziados”, o passo seguinte é o remédio da pressão, mais que uma rotina é uma operação robotizada. Como não ser assim, a 5 anos que tomo este medicamento diariamente, não tem como não fazer parte da rotina matinal, o ato de tomá-lo tornou-se igual ao da higiene bucal. Este tempo, é o necessário para que a água na chaleira esteja no ponto ideal para o primeiro mergulho na erva na temperatura em que não a queime, nem tão fria de maneira que não traga nenhum benefício ao inchaço da dita cuja.
O estado de espírito é o melhor possível, todos dormindo, silêncio total em casa, nova previsão de chuva, as previsões anteriores não se concretizaram, mas como sou brasileiro, tenho o otimismo de nascença. Todos meus movimentos são acompanhados, a cada cruzada pelo sofá da sala, de um olhar de desejo a Zero Hora dominical. Seria um capítulo a parte falar sobre a edição de domingo, grossa, pesada, cheirosa e com tanta coisa a descobrir, mas deixamos isso de lado no momento, continuemos na minha prazerosa peregrinação matinal até poder sentar no sofá e colocá-la no colo, não sem antes sorver umas três cuiadas bem espumosas.
O silêncio continua total, o mate muito amargo e na temperatura certa, até os gatos estão dormindo, não miaram pedindo comida, com isso menos incomodo tenho. O tempo começa a ficar mais escuro la fora, noto daqui de dentro que a chuva desta vez deve vir mesmo, mais prazer sinto. Que dia maravilhoso, e isso que são só 6:30hs da matina. Promete ser fantástico.
Abro o jornal, mais que um jornal, uma baita fonte de informação para todos os gostos e assuntos. Retiro o caderno de empregos, o de veículos, o caderno dois e uma transformação daquelas que muitos mortais dariam quase suas vidas para conseguir surge na minha frente, com um peso inicial de aproximadamente 500 gramas, meu objeto de consumo se transforma num peso mais ou menos de 120 gramas. Mas venhamos, é 120 gramas de desejo, informação fresquinha, num local tranqüilo com a chuva quase chegando, maravilhosooooo.
Nas primeiras paginas uma matéria sobre professores que fazem os trabalhos dos alunos a pedido de seus pais, e bem pagos por sinal para isso. Já concluo, e fico puto com minha conclusão, como podem os pais pagar a professores para que façam aquilo que seus filhos deveriam fazer? É crime isso, relata um promotor. Reforço dizendo que existem dois criminosos, os pais e os professores e uma futura ameba, o aluno, que acha maravilhoso esse exemplo de seus pais, e de antemão já vão formando a sua base ética nestes exemplos maravilhosos.
Passo pra frente e me deparo com a matéria das inúmeras promessas que o Lulla fez para o Rio Grande e vai deixar de herança para a Dilma (não fazer é claro). Os atrasos nas obras federais, que só se mantiveram num pique digno dos grandes países, (Canteiro de Obras mesmo) antes das eleições. Me deu um aperto no coração, lembrei dos dias pré-eleição, quando tentava alertar as pessoas do mal que seria a continuação do governo PT. Aperto no coração não, to ficando puto mesmo, com raiva. E a chuva não vem, noto que o tempo ta começando a clarear.
Fui em frente, passei para a próxima página, me deparo com “as negociatas e fraudes” que acontecem nos repasses do nosso Orçamento Federal. Milhões e milhões de reais destinados a nada e lugar nenhum. Pqp, nesse momento lembrei que ontem recebi o IPVA do meu carro, 765,00, que loucura, toda essa grana que pago em impostos a partir de agora, até o sexto mês do ano que vem, vão ser desviados, roubados, até para ONGS que não existem meu dinheirinho vai. Vão para as Pts Q os Parius coruuptos de merda. To quase em estado raivoso, e o tempo lá fora ta esfriando, sinal que talvez não chova mais, a erva da cuia esfriou, pois desde a primeira página que não tomei nenhum mate. Caralh............
Mais uma chance te dou jornal de merda, virei a pagina tão rápida que rasguei algumas páginas, ufa, cheguei ao Editorial. O PAÍS DOS TIRIRICAS! Não acredito, milhões de analfabetos funcionais e não funcionais (sei lá o que é isso), muitos deles no Congresso Nacional. Pelo Pisa (órgão internacional que classifica a educação) somos quase os lanternas, ganhamos do Quirguistão (onde fica isso meu Deus), no que diz respeito a proficiência de nossos alunos em leitura, ciências e matemática, aqueles mesmos alunos que os professores da matéria da primeira página que eu me referi anteriormente, estão “ajudando”. Chega, é o fim, joguei o jornal longe, quase derrubo a árvore de Natal, era só o que faltava estragá-la depois de todo trabalho que a Josi teve. Acordei os gatos com meu gesto raivoso, estão miando aqui do lado pedindo ração, o mate esfriou, a chuva não veio, eu to puto, angustiando e raivoso. Que merda de Domingo, por que não fiquei na cama, por que tanta expectativa em cima de um dia simplesinho desses?
Que faço? Tava com vontade de trabalhar com madeira depois de ler o jornal e tomar um mate gostoso no silêncio da casa e ouvindo o som da chuva caindo. Mas, agora nem me atrevo a ligar a serra circular, pois neste estado raivoso que me encontro, sem a concentração necessária sou capaz de decepar a mão (e nem notar), ou antes de chegar na churrasqueira ter uma síncope cardíaca tal o estresse que estou. Vou dar uma caminhada, acompanhada por respirações de grávida, aquelas rápidas, contínuas e intermitentes para me acalmar, caso contrário explodo. Mas antes, prometo que vou ao banheiro e me limpo com esse jornal.
Fico por aqui, enquanto posso. Até o próximo e “Bom Domingo” a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário