sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Post Final Viagem França...

Tinha que aproveitar antes de fechar meus posts a respeito de nossa viagem a França para fazer alguns comentários que julgo interessantes, nada tão importante assim, mas que gostaria de deixar registrado, quem sabe numa outra oportunidade daqui uns anos possa voltar e conferir com as observações que deixo aqui, antes deixando claro que são observações particulares de quem tem hábito de ficar observando as pessoas, a Josi pode confirmar esse meu hábito, pois as vezes me chama a atenção por estar observando detalhes nos outros, que para a maioria das pessoas são coisas insignificantes.
1. Fiquei impressionado com a quantidade de fumantes em Paris, eu que tenho ogeriza a cigarro me saltou aos olhos e narinas principalmente este fato. Em qualquer lugar, fosse às ruas ou nos bares, (na parte externa) com certeza mais de 60% das pessoas estavam “pitando”. E cigarros mais fedorentos que os nossos, inclusive é moda entre os nativos o uso dos cigarros “por fazer”, e mais interessante ainda o fato de colocarem um tipo de filtro ou piteira na hora de enrolá-los.
2. Leitores, outra coisa que chama a atenção, no metrô ou em qualquer lugar que eles estejam parados, com certeza uma grande parte deles com seus livros abertos atentos as leituras. Não tive oportunidade de procurar o consumo per capita de livros na França, mas com certeza é muito grande. Talvez uma característica diferente da nossa, não? rsrrsr
3. Outra coisa que saltou aos olhos foi o estado físico das pessoas, apesar de consumirem muito pão, poucas frutas por causa dos preços proibitivos, e pouca verdura, raríssimos obesos perambulam pelas ruas. Estamos acostumados às notícias alarmantes de que mais de 30% dos norte-americanos estão na faixa da obesidade, e por serem também os franceses de primeiro mundo, acreditei que assim como os americanos e nós brasileiros, também eles tivessem uma taxa muito grande de obesos, muito pelo contrário, os caras são elegantes , chiques do “úrtimo”. Vou procurar saber qual a alimentação do dia a dia deles, para que sigamos por aqui, agora se não comerem churrasco nem tomarem cerveja, sigo na minha dieta que é melhor.
4. Um detalhe que achei legal demais foram os músicos que se encontramos nos metrôs, em quase todas as estações encontramos apresentações, e quase todas elas de excelente qualidade, na sua grande maioria fazendo um som que dava vontade de ficar curtindo, música francesa, americana, tango, reggae, até uma pequena orquestra sinfônica encontramos nas profundezas da terra. Além da limpeza, segurança e qualidade de informação, estar sempre ouvindo uma música legal ao transitar pelo metrô é muito prazeroso.
5. Outro detalhe que me chamou a atenção foi a quantidade de negros, marroquinos, muçulmanos, enfim, imigrantes dos países do norte da África. Com certeza, na cidade de Paris, metade deles são desses países. A princípio educados e bem comportados, somente duas Argelinas que quiseram me roubar a carteira e se deram mal.
6. E para finalizar, só um pequeno detalhe, o salário mínimo na Bélgica é de € 800,00, não sei na França, mas deve andar pro perto disso. Numa conversa com uma Belga ao ficar sabendo que nosso salário mínimo era em torno de € 200,00, ela colocou as mãos na cabeça e perguntou, como conseguem viver com esse dinheiro? Não soube explicar, somente falei que conseguem chegar vivos ao final do mês, e estão tão satisfeitos que mantiveram o mesmo governo anterior....
Até o próximo...

Um comentário:

  1. 1. Acho que essa história de fumarem tanto, vem do surgimento do cigarro não? Pela imaginária postura "chic" charme, sei lá o que ou da cabeça de quem que saiu isso algum dia... e que é uma furada pq ninguém merece feder a cheiro de cigarro alheio!

    2. quanto a leitura não precisa nem comentar que a europa é o centro da cultura do mundo né.. pelo menos na minha opinião, nada mais normal do que ter pessoas cultas.. coisa que no Brasil... bom deixa pra lá o Brasil rs

    3. Na França não existem tantos fast-foods como na américa do norte?! É eu não largaria a cerveja e o churrasco por nada, masssssssss trocaria facil o Brasil por aquela cidadezinha lá que vou voltar com a Josy e me empanturrar de cerveja, vinho e chocolate hahahahaahahah

    4. Que legal né.. musicos por toda parte.. mais uma vez ainda acho q a europa é o centro cultural do mundo... eles passavam chapéu tbm?

    5. Causa urgh a comparação de salários... mass nota-se ai a diferença entre o primeiro mundo e nós meros emergentes ... mas o negocio do Brasil é samba, carnaval e futebol.. por isso nossa politica ta essa vergonha.. enfim.. mais uma vez deixa o Brasil pra lá =D
    ahuahuah

    bjinhuuuuussss

    ResponderExcluir